Sindiconstrupolo e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade

Sobre Nós

 

QUEM SOMOS

 

Somos o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção, Montagens Industriais, Manutenção, Pinturas, Instalações Elétricas, Montagens de Andaime, Marcenarias, Olarias, Serrarias e Engenharia Consultiva de Triunfo – SINDICONSTRUPOLO, representamos os trabalhadores do setor de construção e manutenção industrial, em sua maioria trabalhadores terceirizados da área de manutenção do Polo Petroquímico de Triunfo.

Lutamos pela defesa dos direitos dos trabalhadores, pelas liberdades, sejam elas individuais ou coletivas, por dignidade, por respeito a justiça social e pelos direitos fundamentais da pessoa humana. Como representante dos trabalhadores, o Sindiconstrupolo tem como prerrogativas e deveres a representação da categoria na defesa dos direitos e interesses, coletivos e individuais, através das negociações coletivas de trabalho com as empresas.

Nossa luta diária é por condições dignas de trabalho e de segurança. Atuamos na defesa dos direitos, da saúde e segurança do trabalhador, por isso nossa luta é permanente!

 

DA FUNDAÇÃO AOS DIAS ATUAIS

 

Fundado em 02 de junho de 1989, o SINDICONSTRUPOLO é formado no final da década de oitenta, um período de grande efervescência no cenário social brasileiro, ocasionado pelo final do período da ditadura e o início do processo de redemocratização nacional.

Em Triunfo, no final da tarde do dia 02 de junho de 89, no estacionamento em frente a portaria II da Copesul (atualmente Braskem Q2) foi realizada assembleia com os trabalhadores das indústrias da construção e manutenção, com o objetivo de fundarem o sindicato, com a finalidade de buscar soluções para os problemas da categoria, melhorias nas condições de vida e trabalho, nesta data nasce o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias na Construção e do Mobiliário de Triunfo – SINDICONSTRUPOLO.

A década de 90 foi um período de intensa turbulência, na política brasileira as desastrosas gestões de presidentes da década não trouxeram a estabilidade que o país precisava para o período da redemocratização. O Polo Petroquímico de Triunfo (COPESUL) passa pelo processo de privatização, afetando diretamente a vida dos trabalhadores, a empresa Braskem se torna a principal empresa de operação do Polo Petroquímico.

O Sindiconstrupolo, neste momento já havia passado por mudanças em sua diretoria inicial, é nesta década que a entidade sindical se filia a Central única dos Trabalhadores – CUT. Ao longo do período a entidade sindical foi se estabilizando, buscando se manter como representante dos trabalhadores da região.

Foi a partir dos anos dois mil que a estrutura do SIDICONSTRUPOLO começou a crescer, passamos de uma sala alugada para uma sede própria na cidade de Canoas (cidade onde residia a grande maioria dos sócios do Sindicato naquele momento). O espeço está em funcionamento até os dias atuais, onde está localizado nosso escritório principal, salão de festas e o auditório onde já ocorreram diversas reuniões de negociação coletiva.

Nesta mesma década o SINDICONSTRUPOLO, através de assembleia com os associados, definiu a compra de um terreno e a construção de uma sede campestre, nossa Colônia de Férias, localizada no litoral norte do estado em Salinas/Cidreira - RS, com apartamentos disponibilizados para os associados no período de veraneio, descanso e férias, um local que passa por manutenção frequente para o benefício exclusivo da categoria – sócios do sindicato.

Com uma estrutura própria, escritório e colônia de férias adquiridos, a partir do ano de 2008 o SINDICONSTRUPOLO inicia um processo de remodelação interna de sua diretoria. Após um período de intensos e desgastantes debates em busca de um modelo de diretoria sindical que fosse mais ativo no “chão de fábrica” se inicia um processo de renovação dos principais membros diretores da entidade sindical.

Em dois mil e dez ocorre uma ruptura na direção e no ano de 2011 uma nova gestão toma posse, com dirigentes sindicais presentes na área do Polo Petroquímico, realizando atividades, greves e paralisações lado a lado com os trabalhadores, com a categoria, essa nova gestão é um marco da mudança no SINDICONSTRUPOLO.

Uma década de conquistas, o SINDICONTRUPOLO com esta nova gestão, somou aos direitos históricos, diversos benefícios que foram conquistados ao longo dos anos, principalmente através da gestão que teve início no ano de 2011. Com muita determinação, junto com a categoria, o Sindicato vem fortalecendo o acordo coletivo dos trabalhadores terceirizados do Polo Petroquímico.

Um período de intensa atividade sindical, com paralisações que estão registradas na história da entidade sindical. Todas as conquistas que temos hoje, como plano de saúde, vale alimentação, auxílio educação, prêmio de parada e outros benefícios foram resultados de muita LUTA, não foram concedidos pelas empresas, por boa vontade.

Neste período, de muitas conquistas para a categoria, ocorreram diversos avanços nas esferas da saúde e segurança, qualidade no ambiente de trabalho, transporte, alimentação e reajuste salarial. Além disso, o Sindiconstrupolo continuou preservando e aumentando a estrutura patrimonial para o benefício da categoria, com a manutenção e ampliação da Colônia de Férias, aquisição de carro som para as atividades sindicais, manutenção da sede de Canoas, troca de piso e renovação do Salão de Festas e atualmente contamos com a Sede do Sindiconstrupolo em Triunfo, nas proximidades do III Polo Petroquímico.

Em sua maioria, a direção do Sindiconstrupolo, eleita em 2010 continua na ativa, somando novos companheiros a cada eleição. Lutando sempre por condições dignas de trabalho, saúde e segurança dos trabalhadores, salários e benefícios para o trabalhador e sua família.

 

Apostando na força da união dos trabalhadores terceirizados do Polo Petroquimico, o Sindicato nasceu, desenvolveu-se e cresceu. Ocupa, hoje, lugar de destaque no movimento sindical, tem uma história repleta de lutas em defesa dos trabalhadores!